Segunda, 16 de outubro de 201716/10/2017
83 99654-3170
.
EDUCAÇÃO
Educação entrega resultados da avaliação do Soma aos municípios
A meta do Soma é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos 219 municípios que aderiram ao programa.
Sertão em Foco Paulista - PB
Postada em 10/10/2017 ás 06h54
Educação entrega resultados da avaliação do Soma aos municípios

A Secretaria de Estado da Educação realizou, na tarde desta segunda-feira (9), a entrega das avaliações realizadas em crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental aos municípios que participam do Programa Soma – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba. Ao todo, foram 88 representantes de secretarias municipais que participaram da reunião, no Centro de Formação de Professores, em Mangabeira.


Foram mais de 13 mil crianças avaliadas por um simulado similar à Prova Brasil, com intuito de perceber quais são as principais carências dos alunos, matriculados no 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental nas disciplinas de português e matemática. A meta do Soma é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos 219 municípios que aderiram ao programa.


De Acordo com o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, estas avaliações, que também foram aplicadas em alunos do 5º e 9º do ensino fundamental, servem de termômetro para a gestão da Educação a fim de encontrar soluções para melhoria da experiência de ensino-aprendizagem nos municípios.


“A Educação é uma coisa integrada. Uma rede tem que ajudar a outra, tem que trabalhar em parceria. O Soma é isso. É colocar a aprendizagem em um patamar de união, de integração entre o Município e o Estado, de forma muito técnica, republicana, para que trabalhemos juntos no mesmo padrão. Temos 219 municípios integrados no mesmo programa, participando da mesma avaliação, que é feita pela Universidade de Juiz de Fora, tendo acesso às informações por aluno, por competência, e, a partir daí, fazermos uma avaliação pedagógica. Essa é a segunda avaliação, que é um termômetro de como está a Educação na Paraíba”, declarou Aléssio.


O Secretário de Estado da Articulação Municipal, Buba Germano, que também gerencia o Pacto pelo Desenvolvimento Social, participou do evento e ressaltou a importância deste acompanhamento pedagógico feito por meio do Soma. Ele explicou que, com o Pacto, foram entregues ônibus escolares, kits de carteiras e mesas escolares e laboratórios de informática, sendo o Soma a contrapartida do Município para o desenvolvimento da Educação.
“Esse evento faz parte de uma articulação entre o Pacto Social com a Secretaria de Educação, em que os Municípios assinaram o Termo de Compromisso para melhorar o Ideb. Esta é a contrapartida solidária que os Municípios que aderiram ao Pacto estão tendo que participar para atender todos os requisitos do edital 2017. O Governo do Estado está disponibilizando uma base de informações, preparando as escolas para ajudar os alunos para a Prova Brasil. É assim que o Estado está fortalecendo sua relação com os Municípios e darmos juntos um grande salto na Educação”, relatou.

FONTE: Vale do Piancó Notícias
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô: